terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Objetivo da Análise das Demonstrações Contábeis

  A análise das Demonstrações Contábeis tem por objetivo avaliar o passado e o presente da empresa por meio de relatórios elaborados pela contabilidade. Principalmente, a situação financeira e econômica da organização, detectando, assim, as ameaças e oportunidades das finanças da entidade.


  Segundo PIZZOLATO (1998; p. 121), “Os índices financeiros têm como objetivo avaliar a empresa por meio de seus demonstrativos contábeis, especialmente os retornos sobre investimentos e a solidez de suas posições financeiras”.

  Extrair todas as conclusões que possam ser tiradas das informações Contábeis e traduzi-las em informações relevantes para os seus diversos usuários é o foco central da análise das demonstrações contábeis. Também podem ser enumerados objetivos diversos, como se segue:

1. Compreender o desempenho passado e a situação presente.

2. Avaliar decisões anteriores e auxiliar nas decisões presentes com efeitos futuros.

3. Explicar as causas de sucessos e fracassos.

4. Gerar base para a aquisição de crédito por parte de fornecedores e instituições financeiras.

5. Dar embasamento para planejamento estratégico da empresa.

  Conquistados esses objetivos, os gestores e seus diversos usuários adquirem conhecimento econômico e financeiro da entidade, auxiliando desta forma no processo de tomada de decisões para a realização de suas finalidades.

0 comentários:

Postar um comentário

Tu comentario será moderado la primera vez que lo hagas al igual que si incluyes enlaces. A partir de ahi no ser necesario si usas los mismos datos y mantienes la cordura. No se publicarán insultos, difamaciones o faltas de respeto hacia los lectores y comentaristas de este blog.