terça-feira, 22 de dezembro de 2009

A Contabilidade como ferramenta gerencial

  O Brasil passa por um processo de mudança relativo à moralização das empresas. O crescente monitoramento das informações contábeis, tanto do âmbito governamental como nas organizações, agrega valor ao processo de tomada de decisão, como também evita erros ou fraudes na informação Contábil.


  A existência de um bom funcionamento do sistema contábil como fonte de controle interno em pequenas empresas pode evitar elevados custos com fraudes, erros e omissões, como também gerar informações vitais para o êxito da empresa.

  Um sistema de controle interno consiste num conjunto de procedimentos aplicados na empresa com a finalidade de permitir a continuidade da organização, facilitando a gestão empresarial, além de conseguir evitar distorções nas demonstrações contábeis, garantindo o cumprimento da lei e elaborando informações financeiras confiáveis. Neste sentido, a Contabilidade é fundamental como ferramenta de controle.

  A Contabilidade nas pequenas empresas deve assegurar o controle do patrimônio administrado, através de relatórios que forneçam orientações necessárias à tomada de decisão. Os relatórios apresentados pela contabilidade, como: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração de Fluxo de Caixa, Demonstração de Origens e Aplicação de Recursos, dentre outros, são fundamentais para a interpretação da realidade financeira da entidade. Tais demonstrações devem ser analisadas de forma que tirem o máximo de conclusões relativas à rentabilidade, à capacidade de pagamento, ao nível de endividamento, ao giro financeiro e outros, facilitando, assim, a compreensão das demonstrações contábeis a seus usuários.

0 comentários:

Postar um comentário

Tu comentario será moderado la primera vez que lo hagas al igual que si incluyes enlaces. A partir de ahi no ser necesario si usas los mismos datos y mantienes la cordura. No se publicarán insultos, difamaciones o faltas de respeto hacia los lectores y comentaristas de este blog.