terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Liderança - O Monge e o Executivo

  A capacidade de liderança é, atualmente, a principal característica que as organizações procuram em seus funcionários. Um líder é fundamental para a otimização dos resultados. O mesmo deve motivar e liberar a capacidade criativa das pessoas, com a finalidade de atingir os objetivos propostos pela empresa. O livro O Monge e o Executivo, do consultor empresarial James C. Hunter, traz a temática ao encontro dos princípios cristãos.


  Para HUNTER (1998; pg 25), liderança é: “A habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum”.

  Um dos grandes desafios para os executivos é saber como desenvolver a habilidade de influenciar pessoas positivamente para realizarem as atividades profissionais com motivação e entusiasmo. Para que isso ocorra, a psique humana deverá ser considerada parte integrante do trabalho a ser realizado, fugindo da visão mecanicista prevista pela teoria behaviorista. Todo o aspecto emocional dos envolvidos será fundamental para um ambiente emocionalmente saudável e, consequentemente, com maior produtividade. Varias ações, segundo o livro O Monge e o Executivo, podem ser implementadas objetivando a conquista da liderança.

  Segundo HUNTER (1998; pg 25) “O líder deve envolver as pessoas do pescoço para cima, em vez da antiga ideia de nos só querermos você do pescoço para baixo”.

1) Poder x Autoridade

  O poder está diretamente relacionado com a posição hierárquica do indivíduo dentro da organização. Ele pode ser alcançado independentemente da habilidade interpessoal do profissional. Em muitas situações, as pessoas nessa posição utilizam a coação para que seus subordinados realizem as demandas de trabalho. Frases como “Faça isso ou despedirei você” estão sempre presentes nessa forma de relacionamento.

  De acordo com HUNTER (1998; pg 26), “poder é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não fazer”.

  A autoridade pode ser exercida de forma independente do cargo ocupado. Ela estará ligada à capacidade de influenciar pessoas, à admiração que exerce sobre elas e à forma como as trata. Um profissional com essas características possui um enorme diferencial, pois fará com que os envolvidos trabalhem com todo o seu potencial maximizado, resultando na plenitude da conquista dos objetivos traçados pela organização.
 
  Para HUNTER (1998; pg 26), “Autoridade é habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal”.


  Um dos principais personagens da história da humanidade a influenciar pessoas apenas com a autoridade foi Jesus Cristo. Suas palavras estão vivas após 2000 anos de sua existência. Seus princípios norteiam a vida de boa parte da população mundial. Estima-se que a população da terra é de mais de 6 bilhões de habitantes e que 2,1 bilhões são adeptos ao Cristianismo, maior religião do mundo. Cristo compreendeu tão bem o homem que, mesmo sendo pobre e sem ocupar posições de poder, conquistou e conquista milhões de pessoas até os dias de hoje. Tinha tanta convicção da profundidade de suas palavras que previu a eternidade das mesmas.

  Segundo MARCUS (13.31), Jesus Cristo proferiu: “Passará o céu e a terra, mas minhas palavras não passarão”.

2) Quebra de Paradigmas

  Os conjuntos de crenças ou verdades relacionadas entre si são chamados de paradigmas. As constantes e velozes mudanças estruturais, econômicas, financeiras, políticas e culturais não permitem o apego inflexível a esses padrões predeterminados. Seguem abaixo algumas mudanças

  Em determinados momentos da vida, os modelos criados pelo indivíduo podem ser fundamentais, mas caso o mesmo não esteja atento às mudanças e não adapte suas crenças e valores às novas realidades, poderá ter grandes prejuízos em todos os aspectos da vida. Uma criança que é maltratada por uma enfermeira obesa provavelmente desenvolverá a ideia (paradigma) de que toda mulher adulta de branco e obesa não é confiável. A visão que o homem tem do mundo está relacionada com a história da sua vida.


  Atualmente, as empresas apresentam um modelo paradigmático nocivo à nova realidade mundial. A estrutura piramidal, a qual estabelece uma hierarquia de ordens de cima para baixo, distanciando os clientes dos objetivos da empresa e tratando empregados operacionais apenas como “mão-de-obra”, compromete a continuidade da organização. Nessa forma organizacional, todos os funcionários estão concentrados em agradar aos seus superiores.

  Caso a pirâmide fosse invertida, a empresa trabalharia para satisfazer da melhor forma as necessidades do cliente. A linha de frente, os empregados, que estabelecem o contato direto, portanto, os conhecem melhor, e estariam focados em satisfazê-los. O papel dos líderes seria servir os funcionários operacionais para que os mesmos pudessem proporcionar tal satisfação.
 
Servir x Satisfazer Vontades


  O líder deve servir criando condições adequadas para que os seus liderados realizem as demandas de trabalho da melhor maneira possível. Servir é criar condições para terceiros realizarem suas necessidades. Satisfazer vontades é realizar para as pessoas os seus anseios desconsiderando as consequências.

  Para HUNTER (1998; pg 25), “Uma vontade é simplesmente um anseio que não considera as consequências físicas ou psicológicas daquilo que se deseja. Uma necessidade, por outro lado, é uma legítima exigência física ou psicológica para o bem-estar do ser humano”.

4) Amor x liderança

  O líder deve sempre amar os seus comandados. As definições mais usuais sobre o amor o definem como um conjunto de bons sentimentos. Esse conceito é de difícil aplicabilidade, uma vez que o ser humano não domina seus sentimentos. No entanto, podemos entender o amor como a prática de boas ações para com o próximo, independente da afinidade com o mesmo. Os profissionais em cargos de liderança devem ter suas ações pautadas na ética, mesmo que não tenham simpatia por alguns de seus liderados. As características comportamentais listados abaixo são fundamentais para a prática da liderança associada ao amor.

  Para HUNTER (1998; pg 77), “Meu vizinho talvez seja difícil e eu posso não gostar muito dele, mas posso me comportar amorosamente. Posso ser paciente com ele, honesto e respeitoso, embora ele opte por comportar-se mal”.


5) Práxis

  As pessoas emocionalmente positivas possuem comportamentos adequados aos objetivos e à ética social. O indivíduo que tem pensamentos adversos terá comportamentos inadequados, ou seja, os pensamentos e as emoções se refletem em ações. O contrario também é verdadeiro, as atitudes influenciam os pensamentos. O líder que tiver os comportamentos citados no quadro nº 3 terá pensamentos saudáveis. No setor de uma empresa, pode haver pessoas que não possuem a simpatia pessoal do chefe, mas, se o mesmo começar tratar a todos da maneira adequada, com o tempo as emoções negativas desaparecerão, dando lugar aos bons sentimentos.

6) Novos Hábitos

  O ser humano sempre será dotado de hábitos que poderão ter ou não harmonia com os objetivos pretendidos. Para o profissional obter características suficientes para o exercício da liderança, os seus hábitos que vão de encontro com a mesma terão que ser corrigidos, e aqueles que faltam em sua vida precisarão ser aprendidos.

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